22 novembro 2014

WRC - Quem vai disputar o campeonato 2015?

O mercado de pilotos ainda tem alguns lugares vagos mas, já são muito poucos disponíveis e pouco irá mudar em relação a este ano.


VOLKSWAGEN POLO R WRC
Os três primeiros classificados no campeonato 2014, Sébastien Ogier, Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen, renovaram com a equipa campeã Volkswagen Motorsport que fará a estreia da versão 2015 do Polo R, já no Monte Carlo. A equipa alemã vai querer obter o terceiro título consecutivo mas, a concorrência também vai evoluir.

DS 3 WRC
A Citroën deverá mudar de nome para DS, a sua nova marca para os modelos 3, 4 e 5. Kris Meeke já renovou esta semana com o construtor francês mas, o segundo lugar, continua em aberto. Ostberg, Kubica e Paddon foram nomes avançados por Yves Matton mas, ainda esta semana, Mads Ostberg esteve a testar em Portugal com o DS3 WRC, podendo ser o norueguês a renovar com a equipa.
Existem alguns rumores sobre Sébastien Loeb disputar o Rallye Monte Carlo ou até mesmo, todos os eventos em pisos de asfalto, mas nada foi confirmado até ao momento.
Hayden Paddon também é considerado como hipótese, caso Ostberg não permaneça na equipa ou eventualmente, possa haver uma segunda equipa pela PH Sport com Robert Kubica.
Por outro lado, o DS 3 terá novas evoluções em 2015, a começar pelo motor e nova suspensão em Monte Carlo e de uma nova aerodinâmica a partir do Rally de Portugal. Uma segunda evolução da suspensão, é esperada mais para o meio da temporada.

FORD FIESTA RS WRC
A M-Sport já renovou com Elfyn Evans para 2015, tal como Ott Tänak que vai substituir Mikko Hirvonen que optou por se retirar do WRC por razões familiares. 
Malcolm Wilson também vai ter o Fiesta RS WRC com a nova frente estreada a meio da temporada e uma nova evolução 2015.
Nos privados, por enquanto, só Lorenzo Bertelli pensa em dar o salto do WRC2, para a categoria principal, onde a escolha deverá assentar num Ford Fiesta RS WRC. Giovanni Bernacchini, o atual navegador de Nasser Al-Attiyah, fará equipa com Bertelli em 2015.

HYUNDAI i20 WRC
A Hyundai Motorsport também renovou COM Thierry Neuville para uma temporada completa e o espanhol Dani Sordo, terá um programa para dez rallies na próxima temporada. Quanto a Juho Hänninen e Bryan Bouffier nada se sabe sobre estes pilotos que estiveram ligados à marca em 2014.
Embora seja a segunda temporada, a Hyundai vai estrear um novo carro, ainda sem data prevista mas, o novo modelo já iniciou os testes e estes, deverão ser uma prioridade nesta paragem do WRC.

TOYOTA YARIS WRC
Não é segredo para ninguém que a Toyota está a desenvolver o Yaris com especificações WRC. Embora o regresso oficial ainda não tenha sido confirmado oficialmente, tudo indica que o construtor nipónico regresse ao WRC. Esperado para 2016 ou até para 2017, com a nova regulamentação, existem no entanto, alguns rumores sobre o novo Yaris WRC, poder obter homologação e participar a nível privado com a Motorsport Itália que tem colaborado em todos os testes.
Embora Robert Kubica seja uma das hipóteses na DS (Citroën), alguns rumores vindos de Itália, não falam na Toyota mas, diz-se que Kubica poderá ter um novo projeto e que não seria com o Fiesta, nem como DS 3... Será que vamos ter esta agradável surpresa?

WRC2
Martin Prokop está a considerar regressar ao WRC2 pois, o checo não dispõe de armas iguais, nem orçamento para competir com as marcas oficiais.
Yuriy Protasov foi dado como hipótese na Citroën mas, parece que não passou de um rumor e que o ucraniano, deverá repetir a temporada no WRC2.
Bernardo Sousa também quer repetir o WRC2 mas, o português afirmou que ainda necessita trabalhar muito com os seus patrocinadores, para concretizar os objetivos.
Stéphane Lefebvre venceu o JWRC e terá o mesmo prémio que teve Sébastien chardonet este ano. Lefebvre estará presente em seis eventos no WRC2, com um DS 3 R5.

JWRC
Em 2015, o FIA Junior WRC vai contar com mais um rally no calendário mas, os pilotos poderão optar por seis dos sete eventos da competição.

Com base na Europa, este calendário é constituído por quatro rallies em gravilha, dois em asfalto e um misto. O rallye Deutshland fica afastado do campeonato mas, Monte Carlo e Espanha, passam a fazer parte do calendário JWRC.

Os pilotos deverão ter idade inferior a 28 anos, para poderem estar ao volante do Citroën DS3 R3T, equipado com o kit Max, homologado no inicio deste ano.
O vencedor da competição, terá como prémio a participação em seis eventos com um Citroën DS3 R5, no WRC2 em 2016.

CALENDÁRIO JWRC
19 a 25 JAN - Rallye Monte Carlo
21 a 24 MAI - Rally de Portugal
02 a 05 JUL -  Rally Poland
30 JUL a 02 AGO - Rally Finland
01 a 04 OUT - Rallye de France
22 a 25 OUT - Rallye de España
12 a 15 NOV - Wales Rally GB


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